Sabe aquele momento de reflexão? Pois é… eu tive um desses quando li sobre como definir metas profissionais. Trouxe aqui para o blog e espero que leia até o final e reflita se realmente tem suas metas claras e da forma correta.

Tive a curiosidade de consultar o Wikipedia para ver qual seria a definição de meta ou objetivo, e o que li foi: “um fim que se deseja alcançar, sinônimo de ‘alvo definido em metas'”. Porém, o que mais me chamou atenção foi esta parte: “a definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana, orientando a ação eficaz dos indivíduos”.

 

Se espremermos essa frase, surgem duas palavras mágicas: definição e ação. Parece óbvio lendo dessa forma, não é? E é!

 

Qual é a sua meta hoje?

 

Esse simples exercício de reflexão pode ser revelador. Se você sabe qual é a sua meta, já está na frente. Mas sabe o que fazer para chegar lá? Se sim, aqui vem a pergunta de um milhão de dólares: você está fazendo isso agora?

 

Como diz a Wikipedia, saber seus objetivos “é de extrema importância em várias áreas de atuação humana”, e é o que determina o rumo e o ritmo da sua vida. Não importa se o objetivo/meta é ler um novo livro no próximo mês, comprar um carro novo no final do ano, morar fora nos próximos 3 meses ou aprender um novo idioma. A meta é sua, o sonho é seu. Não existe certo ou errado.

 

Alguns têm o objetivo de mudar o mundo, serem grandes empreendedores: admirável. Outros têm o objetivo de serem jogadores de futebol ou simplesmente fazerem um bolo gostoso para a família. Uma frase do Fernando Pacheco que gosto muito é: “Se alguém acha seu sonho pequeno ou grande, sinceramente, paciência. É preciso ter essa convicção, com seus valores, seu suor, sua luta, seu ritmo, seu caminho, sua construção, sua consciência”.

 

Um ponto interessante disso tudo é que estabelecer metas está muito ligado a tomar decisões e fazer escolhas. Uma frase que li no Facebook de uma pessoa especial diz: “…às vezes, você faz escolhas, e às vezes, as escolhas fazem você”. E escolhas têm muito a ver com posicionamento.

 

Iyanla Vanzant, em seu livro “Um dia Minha Alma se Abriu por Inteiro”, fala sobre isso: quando você não tem escolhas, sempre viverá as escolhas do outro. O que define uma pessoa são suas metas e o que ela faz para alcançá-las.

 

7 Passos para Definir Metas Profissionais 

 

Falando da prática, se fosse quebrar num passo a passo, pra mim, seria assim: 

 

  1. Definir uma Meta Profissional Grande: 

As pessoas sentem medo, ou receio de definir uma meta grande, de sonhar alto e se frustrar, pois bem, eu digo: sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo 

trabalho. 

 

  1. Dividir as Metas: 

È a mesma coisa que olhar para um gigante e ter a certeza que não pode derrotá-lo. Quando você dividir a grande meta em metas pequenas fica mais viável e se 

torna possível e simples de fazer. Este é o propósito. 

 

  1. Detalhar sua Meta: 

Quanto mais específica for melhor, conseguirá visualizar e alcançar a realização de maneira mais fácil, afinal você sabe exatamente o que quer, e o que fazer, em 

que parte do processo você se encontrará. 

 

  1. Definir prazo: 

Sonhos sem prazo para realizados vão continuar sendo sonhos, quando tem prazo de validade aí sim os sonhos e objetivos se transformam em metas. A partir daí é 

possível criar um um planejamento de metas, e colocar em ação cada etapa. 

 

  1. Priorizar as metas pequenas: 

Descubra o que é mais relevante, o que vai te gerar mais resultados com menos esforço, essa técnica se chama a Lei de Pareto. 

 

  1. Montar um plano de ação: 

Agora que você já definiu com clareza suas metas, cada etapa, estipulou níveis de prioridades e prazos, está na hora de montar um plano de ação, ou seja, definir o 

que você vai fazer para alcançar cada etapa definida, afinal, planejamento é exatamente isso.

 

  1. Acompanhe a sua evolução: 

 

Imprevistos realmente acontecem, e aí aprendemos o que é resiliência, persistência, e o poder da adaptação. Além da auto responsabilidade de quando algo dá 

certo ou errado. 

 

Como definir metas profissionais? 

 

Segundo Mark Murphy, no livro “Metas que Desafiam”: “Pessoas que têm metas grandiosas, realmente metas que dão frio na espinha, se sentem 70% mais motivadas para a vida do que pessoas que têm metas pequenas.”

 

Saiba quais recursos você vai precisar para isso: pessoas, dinheiro, conhecimento, etc. Mensure ao longo da jornada.

 

Muitas vezes não é fácil. Não mesmo. Estabelecer a meta é a ponta do iceberg, é no momento de arregaçar as mangas e agir que você percebe que pode mais do que imagina. Quantas metas e objetivos não passaram de uma frase escrita num canto de um caderno?

 

Agir, muitas vezes, requer coragem. Coragem de arriscar, sair da zona de conforto e lidar com a frustração. A Tássia Junqueira fala que “vale muito a pena arriscar, pois te ajuda a enxergar se está no caminho certo, no caminho pela busca de você mesmo”. Se você não se dá a chance de tentar, infelizmente, não vive, você sobrevive.

 

Eu sou movida a metas. Não me acho melhor ou pior que alguém por causa disso, mas essa foi a forma que eu encontrei de sempre buscar coisas novas e melhorar. Sempre tento seguir os 7 passos acima em todos os objetivos que eu estipulo na minha vida. Tanto no lado profissional quanto no lado pessoal, a forma como eu estabeleço minhas metas é parecida, mas cada um tem suas particularidades.

 

Eu tenho o costume de sempre fazer o balanço do ano que passou e projetar o que vai começar. Aprendi isso com um de meus mentores. Independente de serem grandes ou pequenas, nobres ou banais, corriqueiras ou pontuais, é importante definir e agir. Às vezes não é fácil, mas quando você dá o primeiro passo, as coisas podem se tornar mais simples do que parecem.

 

Desenvolver o autoconhecimento pode te ajudar muito na definição de metas. Então trouxe aqui uma técnica: eBook “Auto Coaching na Prática”. Clique aqui e saiba mais.

 

Otimize suas Metas com a Técnica SMART

 

O método SMART foi criado para auxiliar na criação de planejamentos. SMART é uma sigla para Specific (Específicos), Measurable (Mensuráveis), Achievable (Alcançáveis), Realistic (Realistas) e Time-based (Temporais). A seguir, vou explicar cada etapa do método.

 

Específicos (Specific):

Segundo essa vertente, objetivos como “emagrecer muito” ou “estudar mais” estão destinados a darem errado. Então, precisa ser, por exemplo, “emagrecer 5 kg em x dias”.

 

Mensuráveis (Measurable):

Para conseguir alcançar seus objetivos, precisa ser possível mensurá-los de alguma forma. Ao invés de “emagrecer muito”, é melhor planejar “emagrecer 5 kg”. Pode-se trocar “estudar mais” por “fazer 2 cursos” e/ou “ler 2 livros”.

 

Alcançáveis (Achievable):

Seus objetivos devem estar dentro da sua realidade. Não se pode planejar perder 5 kg em apenas dois dias. Porém, pode-se considerar perder 5 kg em um mês, por exemplo.

 

Realistas (Realistic):

Suas tarefas menores precisam estar alinhadas com o objetivo a ser alcançado. Portanto, para perder 5 kg até o fim do mês, você deve pesquisar como fará isso. Por exemplo, mudando a alimentação e fazendo exercícios ou atividades esportivas toda semana.

 

Temporais (Time-based):

Toda meta precisa de um prazo, ou ela pode se arrastar por muito tempo, ou até mesmo nunca ser realizada. Para conseguirmos organizar nossas tarefas, precisamos relacioná-las com o tempo que temos disponível.

 

Como definir metas profissionais?

 

Ter clareza no que você deseja é o principal. Depois, precisa ter um plano de ação, saber o que fazer, como fazer e persistir, realmente fazer acontecer. Veja como colocar isso em prática com 7 passos simples disponíveis aqui.

 

Otimize seus objetivos com a técnica SMART. O quadro dos sonhos também é uma dica que pode ajudar. Nele, você coloca suas metas através de uma imagem com data definida, como já aprendemos neste artigo. Deixe-o disponível em algum lugar bem visível para que você possa ver sempre e lembrar delas.

 

O Planner é o convite para que você se torne o dono das suas escolhas, a realização dos seus projetos. Coloque para fora o que está no seu coração e na sua mente: mergulhe e se aproprie, seja o Diretor do incrível roteiro chamado vida! Com um método único e exclusivo desenvolvido pelos Irmãos Coach, ele te dá o direcionamento e a assertividade para mudar o que está vivendo hoje. Para aproveitar ainda mais essa experiência e potencializar o conteúdo, o planner organiza, em um só lugar, seu aprendizado para o novo patamar que merece estar! Mas, precisamos avisar sobre o principal responsável pelos resultados que deseja: é você!!

 

Outra dica que posso compartilhar e que também funcionou para mim é assistir ao filme “O Segredo”. Nele, você consegue mudar sua forma de pensar e ver que ter pensamentos positivos faz toda a diferença. Independente da sua religião, assista e entenda realmente a lógica da lei da atração.

 

Ferramentas Digitais para Organizar Metas Profissionais e Projetos

 

Clique Aqui e veja: Ferramentas Digitais na Categoria Planejamento de Projetos.

 

Qual é a sua Meta Profissional?

 

Sua meta profissional deve estar de acordo com sua realização profissional. Analise o que você tem e o que quer alcançar. Faça uma autoavaliação de seus principais talentos e melhore o que puder de acordo com suas características.

 

Quais são os tipos de Metas?

 

Defina metas profissionais de curto, médio e longo prazo. Elas precisam ser trabalhadas constantemente e nutridas com motivação. Desse jeito, você vai conseguir alcançar seu objetivo da maneira que planejou e de forma organizada.

 

Como Definir Metas Profissionais?

 

Ter clareza no que você deseja é o principal. Depois, precisa ter um plano de ação, saber o que fazer e como fazer, com persistência para realmente fazer acontecer. Veja como colocar isso em prática com 7 passos simples disponíveis aqui.

Otimize seus objetivos com a técnica SMART, utilize o quadro dos sonhos e explore ferramentas digitais para organizar suas metas profissionais e projetos. Assista ao filme “O Segredo” para mudar sua forma de pensar e compreender a lógica da lei da atração. Lembre-se de que suas metas profissionais devem estar alinhadas com sua realização profissional e serem constantemente trabalhadas com motivação. Tenha clareza, plano de ação e persistência para alcançar suas metas.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!