Sabe aquele momento de reflexão, pois é… eu tive um desse quando eu li sobre como definir metas profissionais. Trouxe aqui pro blog e espero que leia até o final e reflita se você realmente tem suas metas claras e do jeito que deve ser.

como definir metas

Tive a curiosidade de ir no Wikipedia para ver qual seria a definição de meta, ou objetivo, e o que eu li foi “um fim que se quer atingir. Nesse sentido, é sinônimo de “alvo definido em metas”.

Mas o que me chamou mais a atenção foi essa parte: “a definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana, orientando a ação eficaz dos indivíduos”.

Se a gente espremer essa frase vão sair duas palavrinhas mágicas: definição e ação. Parece óbvio lendo dessa forma, né? E é!

Qual a sua meta hoje?

Esse simples exercício de reflexão pode ser revelador.

Se você sabe qual é a sua meta você já largou na frente, mas você sabe o que fazer para chegar até lá?

Se sim, aí que vem a pergunta de 1 milhão de dólares: você está fazendo isso agora?

 

Como diz o Wikipedia, saber seus objetivos “é de extrema importância em várias áreas de atuação humana” e é o que dita o norte e o ritmo da sua vida. Não importa se esse objetivo/meta é ler um novo livro no próximo mês, comprar um carro novo no final do ano, morar fora nos próximos 3 meses ou aprender um novo idioma.

A meta é sua, o sonho é seu. Não existe certo e errado.

Alguns tem o objetivo de mudar o mundo, de ser um grande empreendedor: admirável. Outros tem o objetivo de ser jogador de futebol ou mesmo fazer um bolo gostoso para sua família.

Uma frase do Fernando Pacheco que eu gosto muito é: “Se alguém acha seu sonho pequeno ou grande, sinceramente, paciência.

É preciso ter essa convicção, com os seus valores, seu suor, sua luta, seu ritmo, seu caminho, sua construção, sua consciência”.

Um ponto interessante disso tudo é que estabelecer metas está muito ligado a tomar decisões e fazer escolhas. Uma frase que eu li no Facebook de uma pessoa especial diz “…às vezes, você faz escolhas, e às vezes, as escolhas fazem você”.

E escolhas têm muito a ver com posicionamento.

Iyanla Vanzant no seu livro “Um dia Minha Alma se Abriu por Inteiro” fala sobre isso: quando você não tem escolhas você sempre viverá as escolhas do outro.

O que define uma pessoa são suas metas e o que ela faz para alcançá-las.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 💎Jéssica | Mkt Digital (@jessicaventuri.oficial) em

7 Passos para Definir Metas Profissionais

Falando da prática, se fosse quebrar num passo a passo, pra mim, seria assim:

 

1. Definir uma Meta Profissional Grande:

As pessoas sentem medo, ou receio de definir uma meta grande, de sonhar alto e se frustrar, pois bem, eu digo: sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.

 

2. Dividir as Metas:

Ė a mesma coisa que olhar para um gigante e ter a certeza que não pode derrotá-lo. Quando você dividir a grande meta em metas pequenas fica mais viável e se torna possível e simples de fazer. Este é o propósito.

 

3. Detalhar sua Meta:

Quanto mais específica for melhor, conseguirá visualizar e alcançar a realização de maneira mais fácil, afinal você sabe exatamente o que quer, e o que fazer, em que parte do processo você se encontrará.

 

4. Definir prazo:

Sonhos sem prazo para realizados vão continuar sendo sonhos, quando tem prazo de validade aí sim os sonhos e objetivos se transformam em metas. A partir daí é possível criar um um planejamento de metas, e colocar em ação cada etapa.

 

5. Priorizar as metas pequenas:

Descubra o que é mais relevante, o que vai te gerar mais resultados com menos esforço, essa técnica se chama a Lei de Pareto

 

6. Montar um plano de ação:

Agora que você já definiu com clareza suas metas, cada etapa, estipulou níveis de prioridades e prazos, está na hora de montar um plano de ação, ou seja, definir o que você vai fazer para alcançar cada etapa definida, afinal, planejamento é exatamente isso.

 

7. Acompanhe a sua evolução:

Imprevistos realmente acontecem, e aí aprendemos o que é resiliência, persistência, e o poder da adaptação. Além da auto responsabilidade de quando algo dá certo ou errado.

como definir metas profissionais

Segundo Mark Murphy, no livro, Metas que desafiam:  

“Pessoas que têm metas grandiosas, realmente metas que dão frio na espinha, se sentem 70% mais motivadas para a vida do que pessoas que têm metas pequenas.” 

 

Saiba quais recursos você vai precisar para isso: pessoas, dinheiro, conhecimento, etc.
Mensure ao longo da jornada.

Muitas vezes não é fácil. Não mesmo. Estabelecer a meta é a ponta do iceberg, é no momento de arregaçar as mangas e agir que você percebe que pode mais do que imagina.

 

Quantas metas e objetivos não passaram de uma frase escrita num canto de um caderno?

Agir, muitas vezes requer coragem. Coragem de arriscar, sair da zona de conforto e lidar com a frustração.

A Tássia Junqueira fala que “vale muito a pena arriscar, pois te ajuda a enxergar se está no caminho certo, no caminho pela busca de você mesmo”.

Se você não se dá a chance de tentar você infelizmente não vive, você sobrevive.

Eu sou movida a metas. Não me acho melhor ou pior que alguém por causa disso, mas essa foi a forma que eu encontrei de sempre buscar coisas novas e melhorar.

Sempre tento seguir os 7 passos acima em todos os objetivos que eu estipulo na minha vida. Tanto no lado profissional quanto no lado pessoal, a forma como eu estabeleço minhas metas é parecido, mas cada um tem suas particularidades.

Eu tenho um costume de sempre fazer o balanço do ano que passou e projetar o que vai começar. Aprendi isso com um de meus Mentores.

Independente de serem grandes ou pequenas, nobres ou banais, corriqueiras ou pontuais é importante definir e agir. As vezes não é fácil, mas quando você dá o primeiro passo as coisas podem se tornar mais simples do que parecem.

 

Desenvolver o Autoconhecimento pode te ajudar muito na definição de metas. Então trouxe aqui uma técnica.

 

ebook auto coaching na pratica

 

Ebook: Auto Coaching na Prática

Clique Aqui e Saiba Mais

 

 

Otimize seus objetivos com a técnica SMART

O método SMART foi criado para auxiliar na criação de planejamentos. SMART é uma sigla para Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-based. A seguir vou explicar cada etapa do método:

Específicos ( Specific) :

Segundo essa vertente, objetivos como “emagrecer muito” ou “estudar mais” estão destinadas a darem errado. Então precisa ser por exemplo: emagrecer 5 kg em x dias.

Mensuráveis (Measurable):

Para conseguir alcançar seus objetivos precisa ser possível mensurar de alguma forma. Ao invés de “emagrecer muito”, é melhor planejar “emagrecer 5 kg”. Pode-se trocar “estudar mais” por “fazer 2 cursos” e/ou “ler 2 livros”.

Alcançáveis (Achievable):

Os seus objetivos devem estar dentro da sua realidade. Não se pode planejar que vai perder 5 kg em apenas dois dias. Porém, pode-se considerar perder 5 kg em um mês, por exemplo.

Realista (Realistic):

As suas tarefas menores precisam estar alinhadas com o objetivo a ser alcançado. Portanto, para perder 5 kg até o fim do mês, você deve pesquisar como fará isso. Por exemplo, mudando alimentação e fazendo exercícios ou atividades esportivas toda semana.

Temporais (Time-based):

Toda meta precisa de uma prazo ou ela pode se arrastar por muito tempo, ou até mesmo nunca serem realizadas. Para conseguirmos organizar as nossas tarefas, precisamos relacioná-las com o tempo que temos disponível.

Quadro dos Sonhos

Outra dica que posso compartilhar com você que deu muito certo pra mim é: O quadro dos sonhos!

Nele você coloca as suas metas, através de uma imagem com data definida como já aprendemos neste artigo.

E deixe disponível em algum lugar bem visível que consiga ver sempre e lembrar delas.

 

planner autoconhecimento

O Planner é o convite para que você se torne o dono das suas escolhas, a realização dos seus projetos. Coloque para fora o que está no seu coração e sua mente: mergulhe e se aproprie seja o Diretor do incrível roteiro chamado vida!

Com método, único e exclusivo desenvolvido pelos Irmãos Coach, que te dá o direcionamento e assertividade para mudança do que está vivendo hoje.

Para você aproveitar ainda mais essa experiência e potencializar o conteúdo, o planner organiza, em um só lugar, o seu aprendizado para o novo patamar que merece estar!

Mas, precisamos avisar sobre o principal, o responsável pelos resultados que deseja: É Você!!

Clique Aqui e Saiba Mais !!!

Desejo Ardente

Outra dica que posso compartilhar aqui que também funcionou pra mim, é assistir ao filme ” O Segredo”. Nele você consegue mudar a sua forma de pensar e ver que ter pensamentos positivos faz toda diferença. Independente da sua religião, assista e entenda realmente a lógica da lei da atração.

      Ferramentas Digitais para Organizar Metas Profissionais e Projetos

 Clique Aqui e veja: Ferramentas Digitais na Categoria Planejamento de Projetos 

Qual é a sua Meta Profissional?

A sua meta profissional deve estar de acordo com a sua realização profissional, analise o que você tem e o quer alcançar. Faça uma autoavaliação de seus principais talentos, e melhore o que puder de acordo com as suas características.

Quais as Metas?

Defina Metas Profissionais de curto, médio e longo prazo. Precisam ser trabalhadas constantemente, e nutridas com motivação. Desse jeito você vai conseguir alcançar o seu objetivo da maneira que planejou e de forma organizada.

Como Definir Metas Profissionais?

Ter clareza no que você deseja é o principal. Depois precisa ter um plano de ação, saber: - o que fazer - como fazer - o que precisa ter para fazer E depois é ter persistência, realmente fazer acontecer. Veja como colocar isso em prática com 7 passos simples disponíveis aqui.

Curtiu? Compartilhe!

Faça parte da minha Lista VIP e receba conteúdos EXCLUSIVOS!!!!

Faça parte da minha Lista VIP e receba conteúdos EXCLUSIVOS!!!!

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

jessica venturi
jessica venturi

Empreendedora Digital compartilha dicas para quem deseja criar um negócio online do absoluto zero com Marketing Digital. Ajudo pessoas que querem construir uma nova fonte de renda trabalhando em casa pela internet. Seja para uma renda extra ou para criar um negócio altamente confiável e lucrativo. website: https://jessicaventuri.com

0 Comentários

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
Fale Comigo!
%d blogueiros gostam disto: