Como aplicar o princípio da regra do 80/20, consciente ou inconscientemente. 

lei-de-pareto-e1559842019722 Como aplicar a Lei de Pareto 80/20

 Você já sabe do que se trata esse tal princípio e como ele poderia ajudar no seu cotidiano? 

 e principalmente na sua trajetória de estudo e carreira? 

 Em caso negativo, vamos conhecer então um pouco sobre esse princípio que afirma que 80% das consequências provêm de 20% das causas, daí vem o: 80/20. 

Se você já ouviu falar que menos de 20% dos profissionais domina mais de 80% do mercado de trabalho ou que você normalmente só usa 20% das roupas que tem no armário e que os 80% ficam lá, mofando, você está ouvindo falar do Principio de Pareto, também conhecido como Lei dos 80/20, ou ainda “princípio do fator parcimônia”. 

 

A ORIGEM DO PRINCIPIO DE PARETO 

 

O principio que afirma que 80% das consequências provêm de 20% das causas foi introduzido no ramo das ciências, em 1941 pelo consultor de negócios Romênio, Joseph M. Juran, em homenagem ao sociólogo e economista Vilfredo Pareto filósofo italiano (1848-1923), que contribuiu para evolução da ciência econômica da idade moderna, ao se introduzir o conceito de Pareto ajudou o desenvolvimento da microeconomia com a ideia de curva de indiferença.  Por sua vez, Juran  expandiu o princípio de Pareto para a esfera organizacional, afirmando que 80% dos problemas são causados por 20% das causas. 

O QUE SIGNIFICA A LEI DE PARETO 

A Lei de Pareto, nascida dentro da economia, quando levada para o campo pessoal, adverte que 80% dos resultados que se alcança é consequência de apenas 20% dos esforços empregados. Em outras palavras, determinadas ações estratégicas podem oferecer um retorno muito maior do que muitas outras. 

 O Princípio pode ser aplicado por estudante, empreendedores e qualquer pessoa  que deseje ser bem sucedido, principalmente no que diz respeito à gestão do tempo e da produtividade na trajetória para preparação para vestibulares ou concursos públicos, ou algo que precise de foco e resultado, e seja tão importante para você conquistar. 

O Princípio dos 80/20 nos leva a entender que existe um desequilíbrio muito significativo entre ações realizadas e objetivos alcançados. Esse é o primeiro ensinamento que uma pessoa precisa ter em mente para se preparar bem para o desafio principal. 
Uma realidade inquestionável é que, no cenário dos empreendedores, menos de 20% das pessoas conseguem êxito na primeira tentativa de empreender. Muitos desistem pelo caminho e também outros deixam pra começar depois.  

Sem desconsiderar os demais fatores importantes que interferem em tal resultado, podemos dizer que quase a totalidade dessas pessoas tem um bom nível de conhecimentos em geral, mas que somente um pequeno percentual desse universo consegue alcançar o preparo necessário para conquistar seu objetivo, ou seja, alcança o nível de eficácia na produtividade adequada para o desafio, o sucesso. De modo geral, muitos empreendedores (80%) não se preparam como deveriam. 

 

O QUE É MAIS IMPORTANTE? 

 

80-20-e1559841950917 Como aplicar a Lei de Pareto 80/20

A questão então não é quanto se preparam, mas como se preparam

Portanto, essa pode ser a hora certa para você se perguntar: o que preciso mudar na forma de empreender e alcançar seus objetivos? Agora que você conhece algo sobre a Lei dos 80/20, deve aprender aplicá-la para administrar seu tempo, gerenciar sua produtividade e aprendizagem e sua eficácia em seu negócio. O segredo é aprender a priorizar as ações/estudo (20%) que proporcionem maiores resultados (80%). 

Especificamente para os casos daqueles que irão enfrentar diversos desafios em breve e que se sentem pressionados pelo tempo e a ansiedade, recomendo priorizar as seguintes ações e atitudes: 

Conheça o seu mercado, pessoas e produto –  Há empreendedores, que num excesso de dedicação em aprender, adquirir muito conhecimento, querer resultados rápidos, sempre correndo contra o tempo, desprezam completamente uma interessante estratégia de auto-motivação: saber sua meta para a qual conquistar! 

E quando não se sabe onde quer chegar qualquer lugar serve. O que não é o nosso caso. 

É muito bom se imaginar em posse de tudo o que deseja. Vai te deixar mais confiante tornando tudo possível psicologicamente. Essa experiência é única, somente sua. Quando sentar para produzir conteúdo, ou ter ideias, lembre-se um pouco dessa imaginação que é um breve futuro. 

Conheça a concorrência – Por mais surpreendente que pareça, precisa saber se o que sua concorrência oferece está funcionando ou não, é o que você pode fazer de melhor. É importante saber o que funciona no seu nicho de mercado. Afinal o seu público precisa de uma solução para certo problema. Precisa conhecê-lo muito bem antes mesmo de iniciar a empreender. Afinal você seu público são as pessoas que quer atingir. 

Administre seu tempo –Estabeleça seu método de estudos e trabalho. Faça um calendário com dias, horários e conteúdos a serem estudados e produzidos.  Determine o intervalo de tempo que vai se dedicar (já sabemos que não se trata de quantidade de horas, mas de qualidade e concentração de aprendizagem e produtividade). Cumpra fielmente o calendário. Tenha disciplina. 

 

Estude conteúdo diversificado. Em formatos diferentes, tipo e-books, vídeos, áudios e faça as anotações necessárias, faça ficha de cada assunto e de cada ideia. Além de ajudar a apreender mais o tema, você terá um arquivo sucinto e útil para os momentos futuros de revisão, porque as anotações em tópicos das fichas ajudarão seu cérebro a relembrar os conteúdos. 

Você pode também lançar mão do método dos mapas mentais para organizar objetivamente por cada assunto. Da mesma forma, eles serão excelentes para apreender e para revisar conteúdos. 

Atribua prioridades – Observe analiticamente seu estilo de produção (e mesmo de outras atividades que desenvolva) para identificar aquilo que dá melhores resultados para você e aquilo que não.  Tente, portanto, identificar os 20 por cento mais relevantes de suas ações, dando prioridade a essas tarefas. Tente mudar ou abandonar aquelas ações e atitudes que vêm trazendo resultados ínfimos, pois não lhe serve. 

Se seu estilo vem sendo passar horas “mentalizando” e trabalhando em um único documento, você corre o risco de ser vencido pelo tempo e pela ansiedade de não decidir qual será a primeira palavra ou ideia a ser colocada no papel. 

Experimente dedicar 10 minutos para criar quatro ou cinco rascunhos sobre o assunto. Em vez de ler um ou dois artigos cuidadosamente, passe os olhos em pelo menos sete diferentes abordagens para obter mais informações ou inspiração e poder desenvolver o seu ensaio com maior rapidez e qualidade. 

 

Observe que a lei 80/20 é um recurso muito poderoso para ajudar a você a identificar esforço e energia desperdiçados para conseguir um objetivo. Em outras palavras, ela ajuda a você ter uma visão crítica de onde está empregando sua energia e concentração e para onde deve direciona-la para alcançar e superar os 80%. Por exemplo, 80% do que você costuma ver na TV não serve para nada na sua vida – selecione os 20% que são úteis. Igualmente acontece com jornais, revistas e redes sociais.  Faça o mesmo: foco nos 20% essenciais. 

DICA ÚTIL: Saiba administrar seu tempo, deixando de lado os 80% triviais para aproveitar melhor os 20% fundamentais. Selecione melhor suas amizades, faça grupo de estudos identificados e motivados, observe e conviva com pessoas de sucesso e com o mesmo propósito que o seu. 

Outra dica: se conseguir analisar e identificar as atividades que roubam seu tempo e trazem menos resultados tente descartar o que não está funcionando bem ou terceirizar assim conseguirá otimizar seu tempo e se ocupar e produzir com aquilo que realmente você vê resultado. Serão tarefas de grande impacto aumentando seu ganhos. 

Reflita se você se dedicar mais tempo a parte dos 20% digamos que o dobro tempo, você terá o dobro de resultados. E assim por diante. 

Para ajudar a você nesse novo direcionamento de suas potencialidades, vale a pena lembrar uma frase de Thomas Edison, o homem da lâmpada: 

Qualquer um pode alcançar o êxito se dirigir os pensamentos numa direção e insistir neles até que faça alguma coisa“. 

O que você achou do princípio do Pareto 80/20?  

Você acha que é possível aplicá-lo na sua vida? 

E em qual área da sua vida, você mais precisa? 

 

Comente e Compartilhe Bjs 

 

 Planner de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

Clique Aqui e Saiba Mais 

Faça parte da minha Lista VIP e receba conteúdos EXCLUSIVOS!!!!

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

jessica venturi
jessica venturi

Empreendedora Digital compartilha dicas de Geração de Renda e Presença Online com Marketing Digital Através do blog e canais de Mídias Sociais incluindo: Técnicas de Coach, Inteligência Financeira, Estratégias de Marketing, Estratégias de Vendas, Cursos Online, Renda Extra, Investimentos e muito mais... Para quem deseja criar autoridade, influência digital e vendas online. Marketing Digital para Afiliados e para quem deseja começar a trabalhar em casa pela internet. Seja para uma renda extra ou para criar um negócio altamente lucrativo. website: https://jessicaventuri.com

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!